Se você possui cartões de crédito/débito internacionais, pelamordedeus, não se esqueça de ligar para a Central de Atendimento do seu banco e pedir para autorizarem suas transações no exterior. Informe o destino de sua viagem e por quanto tempo você estará fora do país. Se você não o fizer, o banco bloqueará seu cartão na primeira compra. Pra quem não sabe, este é um procedimento de segurança muito certo que os bancos adotam, afinal, seu cartão pode ter sido roubado.
Se for usar o cartão de crédito, não se esqueça de que o IOF é de 6,38%.
O importante é saber uma coisa: ao usar no débito, o valor que você paga é o da cotação do dia da compra. Ao usar no crédito, o valor é o da cotação do dia do fechamento da fatura.
Não precisa levar todo o dinheiro em cash. Você sai em desvantagem. Para trocar seu real por dólar, a cotação será a do dólar turismo, que é um dos mais caros. Quando você usa seu cartão, a maioria dos bancos cobra pelo dólar comercial, que é sempre mais em conta.
Mas não é por isso que você vai viajar sem dinheiro no bolso, né? Não dá. Saque uma quantia, mas sem exageros. ;)
Veja, neste link, os pós e os contras de cada tipo de cartão no exterior.
Beijos,
2 comentários
Atualização: Acabou a folia dos 0,38% para função débito, traveller checks e recarga de cartão pré-pago: passou a ser 6,38%, como o cartão de crédito.
ResponderExcluirVocê tem toda razão, Bruna. Obrigada pelo toque, vamos atualizar o post. :)
Excluir